conteúdo[1]  menu principal[2]  busca[3]  aumentar fonte[4]  reduzir fonte[5]  alto contraste[6]  acessibilidade[7]
vereadores | Mesa Diretora

Mesa Diretora da Câmara de Mauá pelo biênio 2023-2024


Presidente: 
Geovane Corrêa de Souza - PT
Vice-Presidente: Vagner Oliveira Santana (Vaguinho do Zaíra) - PSD
1º Secretário: Jairo de Lima (Jairo Michelângelo) - PTB
2º Secretário: José Afonso Madeira - PATRI
3º Secretário: Márcio da Silva Araújo (Márcio Araújo) - PSD


O que é a Mesa Diretora


A Mesa Diretora é composta por: presidente; vice-presidente; primeiro, segundo e terceiro secretários. Tem competência para dirigir, executar e disciplinar todos os trabalhos legislativos e administrativos da Câmara Municipal. Segundo o Regimento Interno da Câmara de Mauá, o seu mandato é de dois anos, não podendo haver reeleição de seus membros para qualquer um de seus cargos na mesma Legislatura. 
 
O presidente é o representante legal da Câmara, nas suas relações externas e também é responsável por todas as funções administrativas e diretivas, bem como pelas atividades internas da Câmara. 
 
O vice-presidente assume o lugar do presidente nos casos de licença, impedimento ou ausência do município por mais de 15 (quinze) dias, ficando investido na plenitude das funções da Presidência, e assina, com os demais membros, os Atos da Mesa. 
 
O primeiro secretário faz a chamada dos vereadores, lê as atas, os expedientes do Prefeito, faz a inscrição dos oradores, redige e transcreve as atas das sessões secretas e assina, com os demais, os atos da Mesa. 
 
O segundo secretário auxilia e substitui o primeiro secretário em suas licenças, impedimentos e ausências; anota o tempo que cada vereador tem para usar a palavra e também assina os atos da Mesa. 
 
O terceiro secretário, assim como o vice-presidente, colabora nas matérias e pareceres, auxilia nos trabalhos e assina os atos da Mesa.