conteúdo[1]  menu principal[2]  busca[3]  aumentar fonte[4]  reduzir fonte[5]  alto contraste[6]  acessibilidade[7]
Visita Institucional | Perguntas Frequentes

Visita à Câmara de Mauá

. PERGUNTAS FREQUENTES 


É cobrado ingresso para a visita institucional à Câmara de Mauá? 

Não. As visitas institucionais são gratuitas. 


Posso visitar a Câmara Municipal de Mauá sem agendamento? 

Sim. A Câmara de Mauá é um espaço público, aberto a visitação de todos. O expediente normal da Câmara é de segunda a sexta-feiras, das 8h00 às 17h00. As Sessões Ordinárias ocorrem às terças-feiras, a partir das 14h00. 


Se a visita é aberta a todo público, por que existe a visita institucional? 

As visitas institucionais são mediadas por servidores públicos qualificados, e acontecem para otimizar a sua visita e proporcionar a você mais conhecimento a respeito da configuração do legislativo mauaense, da história da cidade e da configuração do estado brasileiro (os três poderes). 

As visitas institucionais agendadas acontecem de 2a a 6a-feira, das 9h às 16h00 (exceto às 3a-feiras, feriados e dias de Sessão Extraordinária, Solene ou Audiência Pública). 

Eventualmente as visitas poderão ser suspensas. 


Posso fazer uma visita institucional sem agendamento? 

Sim, as visitas institucionais podem não ser agendadas, mas atenção: estão sujeitas à disponibilidade de atendimento do Departamento de Comunicação e Cerimonial. 


Quem precisa solicitar uma visita institucional agendada? Por quê? 

Solicitamos que grupos escolares, universitários, geral acima de 10 pessoas, visitas em espanhol ou em libras e com pessoas deficientes ou com necessidades especiais (como restrição de mobilidade) façam agendamento. 

O agendamento possibilita melhor qualidade de atendimento para os visitantes e melhores condições de trabalho aos servidores que conduzem a visita institucional 

Eventualmente as visitas poderão ser suspensas. 


Posso fotografar e filmar a visita institucional? 

Sim. O uso de aparelhos eletrônicos para registro fotográfico e audiovisual é permitido, desde que não atrapalhe a visita institucional, o trabalho administrativo e/ou legislativo. É vedada a comercialização desse material. 


Durante a minha visita, posso assistir a uma sessão no Plenário? 

A visita institucional à Câmara de Mauá acontece em dias em que não ocorrem Sessões. Entretanto, é possível voltar à Câmara exclusivamente para assistir aos trabalhos legislativos que acontecem em Plenário, que são abertos ao público. 


Posso acompanhar o trabalho do vereador no qual votei quando eu visitar a Câmara de Mauá? 

O momento de sua visita institucional à Câmara não coincidirá, obrigatoriamente, com o momento em que o seu vereador estiver nas dependências da Casa. Além do trabalho em Plenário, a atuação do vereador contempla reuniões externas, fiscalização de ações da Prefeitura, representação em congressos e eventos em nome do Legislativo, etc. Por meio do sítio eletrônico da Câmara você pode acompanhar as proposituras do seu vereador, lendo a íntegra de projetos, discursos, bem como obtendo os meio para contato oficiais. 


Quanto tempo dura a visita? 

A visita institucional para grupos agendados é planejada para durar, em média, 1 hora. Mas isso varia conforme o tamanho e o interesse do grupo. 


O que verei durante a visita institucional à Câmara de Mauá? 

O roteiro da visita institucional se inicia pela Galeria de Presidente, localizada no Saguão de Entrada da Câmara. Passa por setores administrativos, Gabinete de Vereador, Sala de Reuniões Vereador Jorge Paschoalick e Plenário Ruy Barbosa. Alterações podem ocorrer sem aviso prévio. 


Posso realizar a visitação sem acompanhamento do guia? 

O acesso à Sala de Reuniões Jorge Paschoalick e ao Plenário Ruy Barbosa* não é permitido sem acompanhamento de um servidor público. O trânsito pela Câmara de Mauá não é permitido a menos que o visitante esteja se dirigindo a algum gabinete ou a setor específico da Câmara, após devida identificação na Recepção. 

(*exceto à Assistência do Plenário, durante o período de uma Sessão ou Audiência Pública)