conteúdo[1]  menu principal[2]  busca[3]  aumentar fonte[4]  reduzir fonte[5]  alto contraste[6]  acessibilidade[7]
Visita Institucional | Guia para Professores

Visita à Câmara de Mauá


. GUIA PARA PROFESSORES 

>> Download do Guia para professores 



Caro(a) educador(a), 

Agradecemos e parabenizamos você pelo interesse em visitar as dependências da Câmara Municipal de Mauá com seus alunos. Conhecer a história e a atual sede do poder legislativo municipal são peças imprescindíveis para despertar a consciência política dos jovens brasileiros e colaborar ativamente para uma formação cidadã. 

Nosso programa de Visita Institucional foi elaborado para que cada visitante consiga, durante o período em que estiver conosco, aprender um pouco mais sobre a a história da cidade de Mauá, a configuração dos três poderes, processo eleitoral e representação política. 

Alunos e estudantes de todas as séries, desde o ensino básico ao superior, são bem-vindos! As recomendações a seguir foram redigidas a fim de auxiliar você no planejamento da visita institucional de seus alunos às dependências da Câmara de Mauá. 


>> Pré-visita
>> Plano de aula x visita institucional 
>> Durante a visita 
>> Pós-visita 






Pré-visita 

Grupos escolares e universitários devem agendar a visita institucional com antecedência, via email ou telefone. 

As visitas institucionais acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 16h00 (exceto às 3a-feiras, feriados, dias de Sessão Extraordinária, Solene ou Audiência Pública). 

A Câmara de Mauá possui, além de elevadores, uma cadeira de rodas, que pode ser disponibilizada para deficientes físicos ou pessoas com restrição de mobilidade, durante a visita institucional. Contamos também com intérpretes de Libras para atender o cidadão surdo. 

Para garantir esses recursos, pedimos solicitar esse atendimento especial durante o agendamento. 

O tempo estimado da visita institucional é de 1h00. 

Caso haja alguma dúvida sobre como planejar sua visita institucional à Câmara de Mauá, entre em contato com o Departamento de Comunicação e Cerimonial (0800-773-0340 ramal 4513 | 4512-4513 comunicacao@camaramaua.sp.gov.br). 





Plano de aula x visita institucional 

A visita institucional à Câmara de Mauá permite a exploração de diversos conteúdos trabalhados dentro da sala de aula (em diferentes aspectos, como histórico, político, geográfico, sociocultural), reiterados em um espaço não-formal de aprendizado. 

Para tanto, solicitamos informar ao Departamento de Comunicação e Cerimonial, durante o agendamento, se houve apresentação prévia aos visitantes sobre a organização do estado brasileiro (a divisão dos três poderes), a emancipação de Mauá, etc. 

Nesse sentido, o Departamento está à disposição para auxiliar os educadores na formatação do conteúdo a ser abordado em sala de aula. Entre em contato pelos telefones 0800-773-0340 ramal 4513, 4512-4513 ou por email: comunicacao@camaramaua.sp.gov.br





Durante a visita 

O ponto de encontro do grupo de visitação com a equipe de Comunicação e Cerimonial é o Saguão de Entrada da Câmara. Ao chegar, identifique o grupo no balcão de atendimento da Recepção. 

Pedimos que durante a visita institucional os aparelhos eletrônicos de alunos e professores sejam desligados, ou mantidos no modo silencioso. 

O consumo de alimentos e bebidas durante a visita é desaconselhado. 

Fotografias e filmagens são permitidas, desde que não interfiram nos trabalhos administrativos e/ou legislativos. É vedada a comercialização desse material. 

A visita percorre os principais espaços da Câmara de Mauá, locais de trabalho e intensa circulação de pessoas. Por isso, oriente seus alunos para não correrem, manterem o silêncio e permanecerem próximos ao monitor da visita, seguindo as instruções por ele dadas. 

Os servidores públicos que orientam a visita institucional estão à disposição para sanar dúvidas relacionadas à Câmara de Mauá e às questões relativas. 





Pós-visita 

Caso queira trazer novos grupos de estudante, não deixe de entrar em contato! 

A manifestação de educadores sobre a visita é um requisito importante para que possamos melhorar continuamente a qualidade do atendimento prestado. Sugestões, críticas, elogios e dúvidas sofre as informações prestadas podem ser registradas no Livro do Visitante ou por email (comunicacao@camaramaua.sp.gov.br).