conteúdo[1]  menu principal[2]  busca[3]  aumentar fonte[4]  reduzir fonte[5]  alto contraste[6]  acessibilidade[7]
A Câmara | Símbolos Oficiais

Símbolos Oficiais

O Brasão, a Bandeira e o Hino são os símbolos oficiais do Município de Mauá. Estão presentes em cerimônias, documentos oficiais e datas festivas.

Após o início da Primeira Legislatura, em 1955, os cidadãos sentiram a necessidade de reforçar a sua identidade enquanto membros da municipalidade por meio de símbolos. Com esse propósito foram instituídos o Brasão de Armas e a Bandeira do Município, em 1959.

Em 1978 a paineira (Chorisia speciosa) foi consagrada árvore-símbolo da cidade, e em 2007 foi promulgado o hino oficial.

Conheça a história de cada um dos símbolos de Mauá a seguir. É possível efetuar o download dos símbolos oficiais ao final desta página.

Brasão de Armas

Os estudos e projetos para o desenvolvimento do brasão de armas de Mauá foram realizados pelo heraldista Salvador Thaumaturgo. Foram oficializados com a promulgação da Lei Municipal 267, de 20 de agosto de 1959.

Sua descrição heráldica, conforme essa Lei, é a seguinte:
"Escudo Redondo de azul. No chefe, uma roda dentada de ouro, com vinte e quatro dentes. Em divisa, uma faixa ondada de prata. Em ponta, uma locomotiva, a vapor, de ouro. Encimando o Escudo, uma coroa mural de ouro. Ladeando o Escudo, pilares de mármore da espécie cinzenta, em cor natural, tendo os ábacos sustentados nos cantos direito e esquerdo do Escudo. Sob o escudo e suportando os pilares, um listel de vermelho carregado de números e letras de ouro, formando as datas e palavra: 1.4.1883 - MAUÁ - 1.1.1954."

Clique na imagem do brasão e conheça a simbologia que alude a fatos importantes da história de Mauá.

Bandeira

A bandeira de Mauá deve ser hasteada em escolas, empresas e em órgãos públicos, conforme determina a Lei Municipal 267, de 20 de agosto de 1959.

Sua descrição heráldica é a seguinte: "Cortada no primeiro de branco, com o Escudo do Município, instituído por esta Lei [267/1959]; no segundo de azul pleno."

A partir de agora, ao observar o tremular da bandeira de Mauá em órgãos públicos ou em desfiles cívicos, relembre as mensagens implícitas em suas cores e desenhos.

Hino Oficial do Município de Mauá

O hino de Mauá foi oficializado pela Lei Municipal nº 4.268/2007, com partitura musical e letra composta pelos maestros Américo Del Corto e Carlos Binder. Reflete fatos históricos do Município e instiga munícipes a gloria da cidade por meio do trabalho.

Clique aqui para ouvir.

A Paineira

O Decreto Municipal nº 2.072, de 21 de setembro de 1978, consagra como árvore-símbolo de Mauá, pelo valor histórico e representação nas tradições locais, a árvore Chorisia speciosa, popularmente conhecida como paineira.

Especificamente esse decreto alude à Paineira localizada na confluência da Avenida Barão de Mauá com a Rua Prefeito Enio Brancalion, que deve ser permanentemente preservada pelos cidadãos e pelas cidadãs de Mauá.

Evandro / PMM. s/d

A Paineira foi tombada pelo Poder Executivo como patrimônio material da cidade em 19 de agosto de 2003, após estudo e aprovação pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico de Mauá (Condephaat-ma).

Símbolos oficiais para download

Clique sobre o símbolo para efetuar o download.

Brasão de Armas
Bandeira
Hino

Letra do Hino para impressão 
Partitura
Grade da Partitura (Corporação Lyra de Mauá)