conteúdo[1]  menu principal[2]  busca[3]  aumentar fonte[4]  reduzir fonte[5]  alto contraste[6]  acessibilidade[7]
Vereadores | Biografia
Francisco Marcelo de Oliveira (Marcelo Oliveira)
PT
Francisco Marcelo de Oliveira (Marcelo Oliveira)

Fale com o seu vereador:

Partido Atual: PT
Telefone: (11) 4512-4522

Email: marcelooliveira@camaramaua.sp.gov.br

Francisco Marcelo de Oliveira (Marcelo Oliveira)

Marcelo Oliveira tem sua trajetória de vida ligada à defesa dos trabalhadores. Nascido em Mauá em 10 de março de 1972, é casado e tem formação universitária em Processos de Produção. Iniciou sua atividade profissional em comércios da cidade e em 1994 foi admitido na General Motors do Brasil, em São Caetano do Sul. Foi neste período que começou sua militância sindical, sendo eleito representante dos trabalhadores da CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) por 6 (seis) mandatos consecutivos, dos quais 2 (dois) como vice-presidente. 

Sua luta em defesa de melhores condições de vida e trabalho para o conjunto da classe trabalhadora logo o tornou um dirigente sindical de destaque. Em 2004 foi eleito diretor executivo da FEM-CUT/SP (Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT-SP) onde exerceu dois mandatos. Em 2007 foi eleito diretor social do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul e, em 2010, foi reeleito para o cargo. 

Seu trabalho e determinação ganharam destaque além dos portões das fábricas e Marcelo Oliveira passou a atuar também nos movimentos populares. Iniciou sua militância política no PT (Partido dos Trabalhadores), contribuindo para o fortalecimento dos núcleos de base. 

Eleito em 2008 o vereador mais votado do Partido dos Trabalhadores, Marcelo Oliveira foi escolhido Líder da Bancada do PT na Câmara de Mauá durante os quatro anos de seu primeiro mandato. 

Marcelo Oliveira se reelegeu em 2012 como o mais votado da cidade. Em 2013, foi indicado para ser o líder de governo na Câmara. Ao longo desses dois anos de liderança cumpriu a tarefa de articular entre Poderes Legislativo e Executivo a aprovação de projetos importantes para Mauá. 


No dia 9 de dezembro de 2014 Marcelo Oliveira foi eleito Presidente da Câmara de Mauá, comandando o Legislativo Mauaense pelo biênio 2015-2016. Como Presidente do Legislativo, Marcelo Oliveira pôde assumir a Prefeitura de Mauá nos casos de ausência do prefeito (na vacância do cargo de vice-prefeito, com a saída de Hélcio Silva para a Câmara dos Deputados). 

 

Em outubro de 2016 Marcelo conquistou 3.539 votos, que o permitiram continuar no Legislativo Mauaense por mais quatro anos. Tem sido ferrenho opositor do governo Atila/Alaíde e a voz da classe trabalhadora no parlamento municipal.

 

* A redação do presente documento é de inteira responsabilidade do Gabinete deste Vereador