conteúdo[1]  menu principal[2]  busca[3]  aumentar fonte[4]  reduzir fonte[5]  alto contraste[6]  acessibilidade[7]
Vereadores | Biografia
Eugênio Rufino
PV
Eugênio Rufino

Fale com o seu vereador:

Partido Atual: PV
Telefone: (11) 4512-4549

Email: eugeniorufino@camaramaua.sp.gov.br

Eugênio Rufino

(em atualização | 05 jan. 2021)


Eugênio Rufino nasceu em Viçosa, Alagoas, em 22 de Março de 1948 e tem 72 anos. É casado e pai de três filhas, chegando a Mauá no ano de 1967, quando fixou residência no Parque São Vicente, bairro de onde nunca se afastou. 
Ex-metalúrgico e comerciante, logo desenvolveu interesse nos movimentos sociais que marcaram Mauá e região nos anos 70 e 80, compondo uma trajetória de lutas e conquistas, em especial nas áreas da Saúde Pública e Segurança, antigo anseio e necessidade de bairros como o Parque São Vicente e adjacências. 
Eugênio Rufino sempre destaca, com gratidão, o sentido de acolhida que sentiu no povo mauaense e foi nesse desejo de retribuição que entrou em definitivo para a vida pública, ingressando em 1998 nas fileiras do PTB, Partido Trabalhista Brasileiro. 
Pelo partido, se elege vereador no ano de 2004, em campanha memorável, com a expressiva votação de 2.138 sufrágios. Exerce plenamente o mandato, zelando como poucos pelo Parque São Vicente, bairro em que se torna referência de empenho, seriedade e trabalho. Desenvolve igualmente em vários bairros da cidade ações voltadas para a cidadania, atendimento social, saúde bucal, segurança, entre outros. Fundou também a AMTESP (Associação das Mulheres Trabalhistas do Estado de São Paulo) em Mauá, entidade exemplar no atendimento de demandas da população mais carente, em especial mulheres. 
Finalmente, merece destaque a atuação já histórica do Vereador Eugênio Rufino em defesa da criança, cujas festas em comemoração ao Dia das Crianças já se tornaram referência no Grande ABC, pela grandiosidade e em especial pelo carinho despendido aos pequeninos, que desde cedo aprenderam a chama-lo de “Amigo das Crianças”, título que ostenta com orgulho, em compromisso que se renova a cada mês de Outubro. 
Volta, assim, Eugênio Rufino a um mandato eletivo de Vereador em 2012, com a consagradora soma de 3.212 votos, fruto do carinho e envolvimento com o povo mauaense, com quem se compromete a dar o melhor de si em prol da cidade, ampliando as áreas de atuação e a reconhecida luta em favor dos menos favorecidos. 
Seu slogan “O Amigo de Sempre”, segue como símbolo de atuação de alguém que, notadamente, nasceu com a vocação política na sua melhor expressão. 



* A redação do presente documento é de inteira responsabilidade do Gabinete deste vereador